20 outubro 2009

Programa Pega Leve!


Mary na Trilha da Muralha


Com a popularização do ecoturismo e dos esportes praticados em ambientes naturais, o aumento crescente de pessoas que visitam esses locais impõe a necessidade de adotarmos atitudes e práticas que minimizem os impactos causados por essas atividades. Assim, será possível compatibilizar as atividades de conservação da natureza e ecoturismo, respeitando-se tanto os ecossistemas como a diversidade de expectativas e a qualidade da experiência dos visitantes.
Em muitos países, existem programas bem sucedidos para educação do visitante de ambientes naturais, traduzidos em códigos de conduta que estabelecem a ética e apresentam as técnicas de mínimo impacto. O Programa Pega Leve! foi desenvolvido para proporcionar um conjunto de princípios e práticas sobre mínimo impacto para atividades recreativas em ambientes naturais, adequado à realidade brasileira. Os textos descrevem como praticar mínimo impacto em diferentes atividades e ambientes, seja em um curto passeio dentro de um pacote ecoturístico ou em um treking de vários dias organizado por um grupo de excursionistas.
Colabore com a divulgação do Pega Leve! sempre que tiver a oportunidade, compartilhe com seus amigos os princípios de mínimo impacto em ambientes naturais. Discutir essas questões em grupo pode ser uma iniciativa muito esclarecedora, porque a conduta consciente só acontece quando reconhecemos e adotamos os argumentos apresentados, o que pode levar a uma mudança positiva de comportamento e atitudes que ajuda a preservar nosso patrimônio natural. Você pode ajudar facilitando o acesso à essa informação e divulgando a ética e as práticas de mínimo impacto.
Seja lá qual for o tipo e o tamanho da sua aventura,

PEGA LEVE Você também!


As atitudes aqui recomendadas são genéricas e muitas escolhas dependem do tipo de ambiente visitado, das atividades realizadas e, principalmente, do seu bom senso. Essas escolhas vão se tornando mais fáceis à medida que se adquire experiência com a ética e as práticas de mínimo impacto.
O mais importante é você lembrar que praticar o mínimo impacto é uma questão de atitude!
Nas seções Pega Leve! Brasil, Aventura e Biomas você sempre vai encontrar as dicas e informações organizadas de acordo com os 8 princípios que compõem a ética de mínimo impacto:

1. Planejamento é fundamental
2. Você é responsável por sua segurança
3. Cuide dos locais de sua aventura
4. Traga seu lixo de volta
5. Deixe cada coisa em seu lugar
6. Evite fazer fogueiras
7. Respeite os animais e as plantas
8. Seja cortês com os demais visitantes e com a população local.

Para saber mais, visite: http://www.pegaleve.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário