04 novembro 2011

É Primavera mesmo!

Primavera, bougainville ou Tres Marias

A Primavera, como é conhecida popularmente, é uma trepadeira lenhosa, rústica, de florescimento abundante.
O nome Bougainville é uma homenagem ao navegador e cientista francês Louis Antoine de Bougainville que por volta de 1769, comandou uma expedição ao redor do mundo, acompanhado do naturalista Philibert Commerson, que ao chegar ao Rio de Janeiro descobriu esta planta maravilhosa, com grandes inflorescências.

Encantado com essa planta, Bougainville coletou alguns exemplares, levou-os para a Europa e os presenteou ao Rei Luís XIV. E assim ela se tornou conhecida na Europa e passou a ser cultivada em todo o mundo.



 

Essa árvore foi plantada pelo Seo João há pelo menos 8 anos e anualmente nos presenteia com esse visual.




Essa foi plantada pela Regina, cresceu tanto, que ela deixou de usar a garagem prá não ter que cortar.
Nosso mundo é Verde!



Bicho novo no pedaço!

Perereca-verde




Apareceu na sacada da casa da Mary uma perereca diferente, pelas fotos e buscando informações, chegamos ao site: santuario-ra-bugio.htmlplanet.com e achei o seguinte:


Esta espécie pode ser chamada de FILOMEDUSA, para diferenciá-la de várias outras pererecas verdes é fácil de ser reconhecida porque tem a pupila do olho na vertical, enquanto que nas outras espécies é na horizontal.
A desova da filomedusa, com cerca de 150 ovos, é nas folhas dos galhos das árvores e vegetação pendentes sobre as lagoas. As folhas são dobradas em forma de tubo para proteger os ovos do ressecamento e dos raios solares, uma vez que não são pigmentados (pretos). os raios solares matam o embrião, por isso, os anfíbios que depositam os ovos expostos diretamente ao sol têm os ovos pretos, que barram a luz solar, principalmente a radiação ultravioleta. os ovos ficam imersos num gel para evitar a desidratação (em muitas espécies de anfíbios, os ovos ficam imersos em espuma).
Ao eclodirem os girinos caem diretamente na água. A eclosão ocorre entre 7 e 16 dias, dependendo da temperatura ambiente. Este período, relativamente longo, de desenvolvimento permite que os girinos caiam na água já bem desenvolvidos, podendo nadar rapidamente e escapar dos predadores naturais (insetos aquáticos).
Os anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas) têm os olhos grandes para localizarem as presas durante a noite (assim como a filomedusa, a maioria das espécies tem hábitos noturnos).

Interessante!

03 novembro 2011

Visitantes prá Cooperafloresta

No dia 31/10, chegaram: Professores, Alunos, Biólogos, Agrônomos e Técnicos de diversas localidades dos Estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.Vieram visitar propriedades agrícolas, integrantes da Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo/SP e Adrianópolis/PR - COOPERAFLORESTA.


Uma Turma da muita simpática e entrosada!


Ivan, Jorge Rafael, Ana Cristina, Sêo Waldir, Guilherme, Luiz Paulo, Zé Aparício, Jovelina, Heider,Viviane Cunha, Marcos, edson, Lúcia Helena, Elen, Osmir, Viviane Lima, Margarete, Walace, Osvaldinho, Abboud, Camila, Bernardo, Josequias, Márcio e Brauly... (desculpe, se troquei algum nome!)
Êpa! Mas, está faltando alguém aí!
É mesmo! Lá vem Ela!
 

Agora sim! A Selma chegou! Agora tá completo o Time.

Muito sucesso à Todos!

NOSSO MUITO OBRIGADA!!!


Visite também:



Festa das Bruxas no Rancho Indaiá

E na noite de 29 de outubro, os sacis, as mulas-sem-cabeça, os lobisomens, as bruxas e caveiras vieram se divertir no Rancho Indaiá, criaturas tenebrosas, dançaram e curtiram até o amanhecer do dia, depois se recolheram em seus túmulos, acenando um até breve...


O Caveirão quis dançar com a Dona Graciliana.

O Espantalho Bocudo fez para com a Dona Cleuza, que prepara os queijos gostosos servidos na Pousada.

Uma Bruxinha do Bem, um Lobisomem feio prá danar, um Capeta bem bonitão, uma Bruxa que assustava até alma penada, o Espantalho Bocudo e o Sr. Ski Leto.

A decoração estava muito bem feita, teias, barba de velho, pouca luz, muita gente, muita alegria e principalmente a hospitalidade habitual do Valfrides e sua querida família.

O Val, nosso Capeta da Festa, anfitrião e quem decorou todo o ambiente.

Obrigada pela alegria que sempre proporciona aos visitantes.

Beijão